8 dicas para tornar seu conteúdo mais escaneável

A produção de conteúdo é um dos pilares chave na construção de uma estratégia de Inbound Marketing. Por isso, é importante passar esse conteúdo da forma mais fácil possível para o usuário.

Como é o conteúdo que você produz para sua empresa? Além das ideias em si, você também pensa em como estruturar o conteúdo?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a internet não é como um livro. Isso significa que se você escrever um bloco de texto longo e monótono as pessoas vão simplesmente ignorar sua mensagem.

Na internet, as pessoas são normalmente multitarefas. É provável que naveguem no seu site enquanto conversam com amigos no Facebook, respondem emails ou qualquer outra tarefa.

Como resultado, eles precisam filtrar e escanear informações no seu site facilmente. Caso contrário, pulam para qualquer outra página.

Por isso, fazer com que seus posts tenham conteúdo escaneável é essencial. Listamos 8 passos para você conseguir chegar lá:

1 – Use um comprimento de linha apropriado

Se o visitante do site precisa mover os olhos e o pescoço para seguir as palavras na linha, ela provavelmente está longa demais.

A primeira dica é uma questão mais técnica, pois envolve configurações de seu blog. No entanto, é importantíssimo que você analise a largura do blog para entender se está adequado ou não para uma boa leitura.

Contudo, esse item depende muito da fonte e do espaçamento usado, portanto o que vale é realmente testar o seu layout para verificar o conforto da leitura.

2 – Quebre o texto em diversos parágrafos

Tentar processar um bloco inteiro de texto é como comer toda uma torta de uma só vez.

Se você está escrevendo para uma audiência online, use parágrafos em abundância.

Isso ajuda a melhorar o fluxo do texto, além de adicionar um pouco mais de espaço em branco, despoluindo o conteúdo.

É difícil dizer o tamanho ideal, mas 3 frases por parágrafo em geral são suficientes para iniciar e concluir uma ideia.

Outra dica para deixar seu conteúdo escaneável é fazer parágrafos de uma frase só para destacar ideias importantes.

Como fizemos nesse tópico, por exemplo.

3 – Use bem cabeçalhos e subtítulos

Cabeçalhos e subtítulos podem melhorar muito a experiência do usuário. Isso porque é comum que o comportamento de leitura na internet seja de escanear o texto inteiro, do início ao fim.

Essa ação é realizada tanto para verificar o tamanho do conteúdo como para checar sobre quais assuntos são desenvolvidos no texto.

Mais que isso, além de ajudar o leitor a ter uma ideia sobre o assunto do conteúdo antes que efetivamente comece a ler, os subtítulos também facilitam que ele volte ou se adiante no texto mais facilmente.

4 – Use bullet points

Bullet points nada mais são do que itens classificados em listas curtas.

Usar os bullet points em posts costumam dar muito certo, uma vez que:

*Facilita a leitura;

*Organiza a informação;

*Destaca pontos importantes;

*Deixa uma ideia mais concisa.

Mas lembre-se: Bullet points são para ser usados preferencialmente com frases e ideias curtas.

Frases longas em bullet points pode ser um tiro pela culatra, pois costumam ficar desconfortáveis.

O mesmo vale para bullet points desarmônicos, por exemplo, um ponto com uma linha seguido de um ponto com cinco linhas.

O segredo é manter o padrão.

5 – Use negrito e itálico

Um bom uso do negrito e itálico pode melhorar a clareza do conteúdo. Use negrito para palavras que devem ser destacadas e que indicam mensagens importantes. Use itálico para destacar títulos de livros, publicações, palavras estrangeiras e assim por diante.

Essas são algumas recomendações que usamos em nosso blog e que podem variar de empresa para empresa.

O ideal é manter um padrão e documentar tudo em um manual de redação da empresa.

6 – Imagens são amigas

As imagens são bons recursos para atrair a atenção do leitor. Além disso, muitas vezes servem para complementar algo que esteja no texto ou até mesmo para separar o conteúdo.

São importantes tanto para a parte estética como para a parte de SEO. Há uma infinidade de sites e bancos de imagens grátis e pagos que disponibilizam boas peças para download.

Use sua criatividade e não esqueça de colocar a palavra-chave do post no atributo alt da imagem.

7 – Use a técnica da pirâmide invertida

Essa técnica oriunda do jornalismo consiste em colocar as informações em ordem decrescente de relevância ao longo do texto – o conteúdo mais importante vai no primeiro parágrafo, e assim por diante.

Usar os primeiros parágrafos do post para contextualizar, apresentar o problema e colocar as informações mais pertinentes (mesmo que sejam aprofundadas ao longo do texto) é uma das técnicas que garantem uma boa legibilidade.

Além disso, escrever em pirâmide invertida é útil para que o leitor não desperdice seu tempo lendo artigos que não o interessem e, por isso, deixe seu site.

Mas não esqueça de despertar a curiosidade no leitor. O início do post deve ser uma introdução do que está por vir e não um resumo definitivo.

8 – Use outros tipos de mídia

Além das imagens, hoje é possível adicionar – ou “embedar” – outros tipos de mídia que ilustrem seus posts.

Alguns exemplos são vídeos do Youtube, posts do Facebook e do Twitter, áudios do SoundCloud e do Spotify.

GIFs também podem ser interessantes, caso o tipo de conteúdo que você produza seja mais descontraído. Sites famosos por produzir listas, como o BuzzFeed, usam bastante essas alternativas.

Você tem outra dica para tornar o conteúdo escaneável?

A produção de conteúdo é um dos pilares chave na construção de uma estratégia de Inbound Marketing. Por isso, é importante criar conteúdo escaneável para que ele seja passado da forma mais confortável possível para o usuário.

Além das dicas que colocamos acima, há alguma outra forma que você utiliza no blog de sua empresa para melhorar a escaneabilidade dos posts?

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