Só o comercial pode prospectar clientes?

Na visão de especialistas, é preciso estabelecer uma política de vendas alinhada com a gestão estratégica.
Entenda porque é fundamental investir em planejamento nas diversas etapas do processo de vendas. Saiba também como os serviços de back office comercial ajudam a maximizar os resultados dos vendedores, tornando a equipe mais consciente e focada em fechamento.

A importância do estabelecimento de metodologias de trabalho para as equipes de vendas já foi destacada aqui na RACC Gestão e Marketing. Num mercado corporativo marcado por fatores como globalização e competitividade; a conquista de clientes e a maximização dos resultados em vendas, exige das empresas investimento de tempo e esforço em planejamento.

Com isso o sucesso da política de vendas está diretamente relacionado ao planejamento de cada etapa do processo. Antes de mais nada, é preciso diagnosticar e analisar a situação da empresa para que a área de vendas esteja alinhada com a estratégia de gestão. Ou seja, muito mais do que contratar bons vendedores, a empresa deve estabelecer um modelo de vendas consciente. A equipe precisa dominar o cenário de mercado e estar capacitada a entender o mix de produtos a oferecer e de possíveis clientes a atingir.

Muitos empresários visualizam um dilema de gestão. Como investir num bom planejamento e, ao mesmo tempo, manter os vendedores na rua? Para os vendedores, surge outro questionamento: Como posso melhorar minha performance investindo tempo em atividades burocráticas, ao invés de realizar visitas?
Justamente visando equacionar essa necessidade é que aparece o conceito de back office comercial; determinando o surgimento de empresas como a RACC, especializada em atividades de apoio à área comercial. Como bem lembra o diretor da RACC, Renato Costa, a principal vantagem colhida por quem contrata o serviço é poder manter os vendedores realizando sua atividade fim: a apresentação da empresa aos possíveis clientes. Na mesma linha, o CEO da RACC Renato Costa reforça que o poder de convencer o cliente passa por etapas que antecedem a visita do vendedor, destacando a importância do trabalho de back office.

Um desses momentos apontados como preparatórios é a prospecção; etapa inicial do processo de vendas e cujo Know How garante liderança de mercado à RACC. Assim como o próprio Renato Costa, defende que empresas devem manter um comportamento constante de prospecção tendo em vista a formação de uma carteira de clientes e o desenvolvimento de uma política de relacionamento com o mercado.

Para o vendedor, o apoio prestado por empresas especializadas em back office comercial agrega outras vantagens, além do foco no fechamento de negócios. Podem ser apontadas a maior consciência do valor da solução oferecida, do público a atingir e da abordagem mais acertada. Além disso, um bom trabalho de back office abre aos profissionais de vendas a perspectiva de pensar estrategicamente e organizar a rotina de trabalho.

O diretor da RACC, Renato Costa resume bem os benefícios colhidos para as empresas que agregam um back office comercial. “É uma atividade que torna a organização e a equipe mais consciente da política e do modelo de vendas aplicado e poupa o trabalho de abertura de mercado. Com o apoio de uma empresa especializada em back office comercial, as corporações contam com portas abertas para as vendas e uma equipe mais preparada, organizada e focada nas visitas. Quesitos fundamentais para a maximização dos resultados em vendas”, arremata.

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